O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta sexta-feira (2) um alerta laranja para chuvas fortes e ventos intensos em 117 municípios da Bahia. A classificação indica “perigo” e prevê riscos de corte de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. O aviso ocorre em meio à continuidade de uma frente fria que atinge o estado desde quarta-feira (30).
De acordo com o Inmet, as chuvas devem persistir pelo menos até a próxima terça-feira (6), afetando não apenas a capital, Salvador, mas também diversas cidades da região metropolitana e do interior. A população deve manter atenção redobrada diante das possibilidades de ocorrências graves.
Na capital baiana, as fortes chuvas já provocaram ao menos 10 deslizamentos de terra, segundo a Defesa Civil de Salvador (Codesal). Também foram registrados nove casos de ameaça de desabamento, além de árvores caídas, áreas sob avaliação de risco e ocorrências como infiltrações e destelhamentos. Entre 0h e 10h desta sexta, a Codesal contabilizou 61 solicitações de emergência.
Em caso de risco, a Defesa Civil pode ser acionada pelo número 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.
POR: REDAÇÃO